Zapio Material Eléctrico e Iluminação

Av. Aliados
2006


A Avenida dos Aliados é um importante arruamento na freguesia de Santo Ildefonso, na Baixa da cidade do Porto, em Portugal. Com a Praça da Liberdade e a Praça do General Humberto Delgado constitui um tecido urbano contínuo. É a principal avenida e o centro da cidade do Porto.

A imponência do seu conjunto arquitetónico e o seu caráter central fazem dela a "sala de visitas" da cidade, local por excelência onde os portuenses se concentram para celebrarem os momentos especiais. Todos os edifícios são de bom granito, muitos deles coroados de lanternins, cúpulas e coruchéus. Sensivelmente a meio da avenida, de um e outro lado, estão as duas bocas da Estação Aliados da Linha D do Metro do Porto. Foi precisamente a construção da estação que originou a completa reformulação da avenida,1 obra que foi entregue aos arquitetos Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura. 
Os pontos de luz RDF, em ferro fundido com lanternas em vidro, foram reintegrados no novo conceito da Av.dos Aliados. Este ponto de luz, faz a ligação entre a modernidade desta Avenida e os antigos pontos de luz que já tinham existido nesta Avenida antes dos meados do século passado. Os moldes de ferro fundido, renasceram para embelezar todo o conjunto e as lanternas foram modernizadas com a nova tecnologia de luz e de estanquidade. O ponto de luz RDF mantêm a estética do passado sem que seja percetivel a tecnologia de ponta aí instalada. Esta obra foi reconhecida por vários criticos internacionais como do "Antigo se Faz Novo", por cumprir os requisitos de sustentabilidade e de eficiência energética. A poupança energética gerada anualmente, corresponde em redução de Captação de Carbono, a uma quantidade de árvores tipicamente Portuguesas (Quercos), que ocupariam uma área geográfica idêntica aos dois maiores parques urbanos da Cidade do Porto. O Parque da Cidade e o Jardim do Palácio de Cristal. Esta requalificação foi capa de revista da conceituada LAMPS & GEAR.